sábado, 28 de dezembro de 2024

CABAS ATTACK & O BESOURO GIGANTE

Em todos os escalões da sociedade mundana, sem descartar quaisquer populações - inclusive nativos originários - ,em todas as épocas do ano, há um medidor chamado status social. O status social (há quem estude o termo com afinco) é uma colocação individual num ranking geral de vários comparativos. Dentre os títulos mais famosos, a grana e o estilo. Ilustrando, é como uma barra vertical móvel num gráfico dinâmico que muda pra cima e pra baixo, lado a lado com centenas de milhares de outras barrinhas oscilantes = status social. É verdade que, muitos das poucas pessoas que possuem muita grana e estilo estão no topo de tal quesito, mas noutros nobres estão no fundo, apenas gozando as faces do destino. O destino é um distribuidor de cartas fartas com 4 naipes (sangue, suor, sorte, saber) contínuo que acelera a máquina dos sistemas, aquece o planeta e consequentemente os acontecimentos. Quando se mira organizar uma Terra, Bandeira, um País e um povo misto, miscigenado, pode ser extenso a toda língua lusa que entenda, é preciso dizer que as rédeas que conduzem o avanço, a paralisia ou o retrocesso, as pontes e vias, os núcleos e ícones, servem como elos que costuram e conectam um progresso moderno e adequado à sobrevivência. Há países pequenos com pegadas limpas e exemplos replicáveis. Contrário ao que se constata nesse império aos cacos, verde e amarelo, ao inteirar-me com a tvzinha nas mãos e o calor na testa, com os colapsos dos arcos das pontes, plataformas e pilares, derrames e atrasos nacionais continuados sem grande novidade boa e impactante. Mas estamos treinados à Constituição, ou treinando, dessa Rep. Fed. Bra. Rezando, uns de verdade outros só fachada. Uns interesse, outros nada. No meio do povo de vários status desde o pulha miserável, e o midiático meloso aos raros iluminados os governos bailam e banham-se fosse éden; figuras carimbadas de todas as esferas e poderes esquentando suas bundas em ares condicionados da máquina pública; patentes, diretores, gerentes e outros apelidos que compõem toda essa história do status social. Sendo o tempo resistente ao infinito nele haverá tantos outros marcos, dotes e colocações.

sexta-feira, 20 de dezembro de 2024

MISSÃO 4 - GESTÃO PARTICIPATIVA

Nesse dia 20 de dezembro participei da 36ª Reunião do Conselho Consultivo da Rebio Uatumã ocorrida no Polo da Universidade Estadual do Amazonas em Presidente Figueiredo. Esta foi presidida pelo Chefe da UC, Gilmar Klein, com mediação do Subchefe Alzenilson Santos que empossaram novos Conselheiros - pessoas representantes de vários setores da sociedade civil, de órgãos públicos e privados da macro região da Rebio para a nova temporada. O voluntariado bem trilhado nessa idade - meia idade já - , enquanto o mundo arde em besteiras, degredos e todo tipo de guerras e competições cancerígenas, me proporciona literalmente continuar a viver num meio institucional socioambiental sendo aceito e útil, participando de coletivos e equipes, contribuindo e recebendo apoios básicos suficientes, e oportunidades de conhecer realidades, pessoas e cenários na prática. Continuando a jornada da vida em busca de um porto final, compreendo cada vez mais que devemos nos autoconhecer ao máximo a cada ato ou minuto que passa, e assim estarmos seguros e preparados para reforçar nossas fragilidades e perdas, continuando a alimentar sonhos de novas glórias desde o alcance do cume das montanhas aos interiores dos mantos florestais, às ilhas além e mar e as águas doces limpas, mergulhado sempre em culturas das maravilhas e peripécias da raça humana. Conheça, preserve e conserve o meio ambiente! 

domingo, 1 de dezembro de 2024

CATAUÁ PIPIPI PAPAPÁ

...Tem cinema, pois tem
Cachoeira vertente, o ciclo
Procurando até que trem tem
E consta um gene da gente ativa
Que é fazedora do bem ao eco
Eis que o expresso é gente boa, doa
Despertando Pessoa, místico e impetuoso
Salvo de tormentas dos egos como Camões
 *
Numa autocrítica de pré valores audiovisuais algo que não significa tudo, me coloco como um mero registrador dos quadros móveis quiçá fixos e sonoros, que ora ou outra oscila o punho quando pulsa o coração.
___ Voluntariado ICMBio 2024 - ReBio Uatumã - AM
TPN
https://youtube.com/shorts/b8mGyl_DrOE?feature=shared

CONSCIÊNCIA!

Eu lamento e repugno a escravidão dos povos africanos trazidos à força para o Brasil no passado, toda e qualquer discriminação racial, étnica, cultural e humana nos tempos atuais. Eu acredito que a cor da pele não define a raça de uma pessoa, mas o sangue misturado que unta a nossa rica diversidade genética, nos classificando como seres humanos, "Yanomamis". Essa é a minha matriz materna - in memoriam - Vô Leleco e Vó Neida, negra, branca, indígena e que misturada é mulata, mameluca, cafuza. Essa mistura que corre em minhas veias também circula na minha descendência, que por sua vez traz outras misturas étnicas orientais.

GENTE BOA E SANGUE BOM

Surgem preces que precedem o embarque Rumo ao verde mata que morre por mim Ai de mim se o folclore me encontra falho Lembrará que plantei vi...