sexta-feira, 20 de setembro de 2024

MUDAR O CLIMA MUDADO

É de suma importância que as lideranças políticas, socioeconômicas, das produções agropecuárias, industriais e científicas, ajam com urgência e capacidade para frear o desequilíbrio climático, e usem a inteligência humana com: ciência compartilhada, fim de guerras correntes, mudança de comportamentos mais evoluídos através da boa educação ambiental, doma de ganâncias aceleradas das produções e dos consumos, generalização das eficiências energéticas alternativas, e acima de tudo valorização de inteligências humanas ainda vivas em Culturas e Tradições, dotadas de receitas serventes para a perpetuação e equilíbrio das espécies. Agindo assim, com urgência e capacidades, as lideranças cativam, motivam e impulsionam a sociedade, gera um movimento, uma onda, finca uma pegada significativa, continuada e urgente para um Mundo melhor.

quinta-feira, 12 de setembro de 2024

PORQUE PERTENÇO

Cataguases é fera! Mas, Cataguases tem uma boa fama tão velha e estática que os marcos mais fundamentais mais parecem ruínas; os miseráveis que desde os tempos de Cristo existem, existem em Cataguases quais aos daquele tempo. Temos o Messias, por exemplo, um senhor que vive há década(s) alucinado pelas ruas de Cataguases. Tínhamos a Solange - outro exemplo bíblico marcante - que semeava pelas ruas degredos como um cavaleiro apocalíptico. E o meio ambiente em Cataguases é como um roseiral cheio de espinhos. Em Cataguases tem uma atmosfera tão velha que ainda arde viva como que vegetando nas narinas ares de putrefação, sem qualquer mangue por perto, só podridão. Existe um fluxo de artes e artistas em Cataguases que são como remédios doces e amargos contra as desatenções dos votantes. Mas falta em Cataguases trampolins gigantes. Cataguases tem um misto de sorte e azar, mais gente boa do que gente má, creio sempre ou nasceria no inferno e não no paraíso. Então Cataguases precisa acordar, evoluir, consertar, progredir como os impulsos iniciais, das faíscas aos progressos calibrados. Precisa-se recuperar dos atrasos que existem em Cataguases, reunir realidades e melhorar Cataguases. Cataguases precisa melhorar bastante! 

segunda-feira, 9 de setembro de 2024

SUA ILHA AO LONGE É UMA MAGNÍFICA FLORESTA!

Num dos primeiros voos para fora do casulo, "Sitaghata", questiona se seus criadores enfrentam problemas, como ela. A fim de tentar traduzir o sentido da vida, comunicar-se questionando é um passo bem dado ao convívio inteligente familiar, social e comunitário no geral. A interatividade moderna pode ocorrer de várias formas, então é bom que aconteça de fato, e de formas extensivas com peso e conteúdo adicionável, não meramente rápido ou sensações relâmpagos, expondo o avesso das coisas, o desleixo e as competições destrutivas banais. O que vejo em resposta particularmente é que todos nós temos um destino certo que corre oscilante em portas que beiram o nirvana e os terrores piores que pestes e guerras. Todo mundo tem a sua balança que pende para um lado da dualidade das coisas. Pois, sendo uma bússola, esse é um Dom, que aponta com a escrita o pensamento que mostra que existe um meio muito difícil de manter-se, mas não impossível, com fé no bem, união e qualidade. Como lembram as súplicas e as dádivas, ainda que eu esteja à deriva, sem grandes marcas lesivas nesse mar imenso do mercado de trabalho profissional, cada vez mais sedento e peçonhento de perfis que içam e esmagam uns aos outros nas lutas por espaços virtuais, inclusive, fachadas, invejas, pequenez, mesquinharias, combatíveis maldades num mundo que precisa da bondade de qualquer pessoa de qualquer cor e credo, que plante, que conjugue culturas, que toque no âmago de quem sente e precisa porque está dormente de tecs sem nada, que apague fogos e estude o movimento dos animais e a flora que cura, que defenda e proteja terras raras e povos antigos e eduque pessoas... Que não suje e não queime maus consumos. Então, o que eu tenho explícito é uma base simples, vindo de um tempo vizinho à virada do século e do milênio, onde apoiam hoje as siglas que emperram práticas e teorias. E é por isso que necessito levar o corpo ao máximo extremo do que é rico e tanto, e é nosso, o meio ambiente silvestre e humano, para que o espírito continue mais perto do grande Mistério, no cumprimento do dever, esse autoconhecer.

domingo, 1 de setembro de 2024

TEOREMA DA SOCIEDADE

Neste momento atual estou a um passo de pular fora. Não por mera fraqueza ou abandono, tampouco com o dedo do meio levantado e praguejamentos. Não sou imaculado e confesso que quando indignado amarguei vezes sem contas com peripécias sem sentido, anti progresso organizado, desordens, ausência de lealdade, atrasos de pensamentos e atos, ódio, sujeiras físicas, os degredos humanos. É bizarra a sociedade. A sociedade é bizarra. Está abarrotada num tablado podre borbulhante onde rola extrema competição de egos - todos temos - sem controle e sem guia, com bases confusas e por isso atropelam-se sem acreditar em nada empolgante, só no ego. Então há um modo do "jogo" que é o afastamento, o isolamento profundo com o núcleo minado e o contato com o imenso resto. O Mundo. Levo toda vez que rumo para fora deste berço uma chave que se chama: Eureka! Nessa luz que vigora mora muitos cognomes, nessas solas constam marcas do alto mar, dos desertos e florestas, tendo chegado em Finisterra, e continuará... Até que um dia volte, e só Deus sabe como será.
Open the door!

MUDAR O CLIMA MUDADO

É de suma importância que as lideranças políticas, socioeconômicas, das produções agropecuárias, industriais e científicas, ajam com urgênci...