sábado, 9 de fevereiro de 2008

Teoria da educação da vida


"Esta teoria, bem como outras já existentes, diz que tudo na vida se aperfeiçoa. Tudo muda, evolui e se adapta. Minha teoria existe das partes de tudo que aprendo em conjunto com o tempo e com as pessoas certas, vivas ou não".
T.P. Nunes

Se hoje o sistema de ensino ou educação escolar propõe uma reviravolta nos conceitos e ações dos tempos antigos, é porque determinados indivíduos daquela época, passando pelos mesmos processos educativos se alertaram hoje para as novas alternativas de mudanças para melhor. Contudo, há de se afirmar que as técnicas e aplicações educacionais de tempos atrás continham não só uma maneira mais intimidadora, mas também um excesso de poderio seguido da acomodação por parte dos educadores, ao verem indivíduos aprendizes seguirem regras, linhas e informações pré-estabelecidas. Aprender seria apenas saber o que é o quê, e pronto. Hoje é como se a mudança vivida, viesse de uma seleção natural de mentes que lutaram para ganhar a aceitação e conseqüentemente o domínio do novo processo de educação. A consciência de uma nova postura educacional deve ser apenas a base para as aplicações diversificadas e dinâmicas dentro de um ambiente para com os aprendizes das habilidades e competências de toda a interpretação da vida chamada educação. Cabe aos novos educadores agir de forma mais prática, mais exploradora a fim de “desafiar” as capacidades de seus receptores em debater, perguntar e afirmar diálogos diversos. É importante saber interagir estudos distintos, como todas as ciências, esperando que o receptor dessa carga misturada conclua em partes todas as informações entregues a eles. Digo ainda que a motivação é a primeira descoberta na relação professor-aluno, deve ser o primeiro olhar, a primeira apresentação, a identificação e o respeito mútuo de indivíduos com tempos de vidas diferentes. A persistência e a determinação dos educadores conscientes que acreditam que uma nova forma de educação possa melhorar o Mundo, não deve ser menos que uma incansável persistência, determinação e ações contínuas. Concluo ainda que toda educação de um ser vivo começa a partir do dia do descobrimento de sua formação, mesmo genética. As primeiras etapas, séries e períodos de aprendizagem da vida devem ser aplicadas pelos Pais, pela família. Finalizo dizendo que a educação de um ser é algo tão importante como o simples e exato fato de escolher a imagem no espelho intelectual do indivíduo que se formará cidadão num Mundo em construção, mudança e adaptação. Somos o que sabemos e podemos ser mais e melhor, após conseguirmos aprender.

Nenhum comentário:

HISTÓRIA PARA IARA: NOSTRADAMUS

Figura iluminada, sábia, por conta da bagagem, de grande parte da história do universo d'ontem, ao que se passa hoje e amanhã talvez. Fa...