terça-feira, 23 de dezembro de 2014

PARA A PINTA

Eu vi o trem passar e ele não levava passageiros
Eram muitos vagões de carga com ou sem bauxita
De onde eu vim o comboio levava muita gente
Demorava uma hora e quinze minutos para percorrer 55 km
A pé eu já fiz este percurso em 3 dias, acredite
Uma vez entrou no trem uma família humilde
Todos pagam o passe por mais que o pica* não veja
Era a primeira vez que o filho mais novo sentia a máquina
Eu ajudei dizendo onde era a sua estação de destino
Tive tempo de dizer que aqui em Minas há Maria Fumaça
Como eu disse todos pagam o transporte público
Custa o necessário para evitar greves ao máximo do salário mínimo
O que quero dizer é que meus amigos ganham a raspa do petróleo
O suficiente para terem gasolina “y otras cositas más”
Eu só tenho moedas velhas, um euro novo e quinze reais desbotados
Contudo vale uma viagem ao meu lado, seja de trem, a pé ou a cavalo
É fascinante. É como um almanaque inteiro vivo. É uma maturação instantânea
______________
*pica: Apelido popular dado ao fiscal do trem que utiliza um instrumento que fura (valida) o papel da passagem

Nenhum comentário:

HISTÓRIA PARA IARA: NOSTRADAMUS

Figura iluminada, sábia, por conta da bagagem, de grande parte da história do universo d'ontem, ao que se passa hoje e amanhã talvez. Fa...