segunda-feira, 26 de janeiro de 2015

AÇÃO TEM TEMPO CERTO

TRECHO DE: DOM KISS HOT E SANTO PANÇA

(...) Tudo que aprendeu lá dentro aconteceu no decorrer de trinta dias e não aprendeu sozinho como imaginava. Quando lá chegou o Prior deu-lhe uma túnica e disse-lhe sorrindo que não havia bolsos. O Prior sabia quem ele era. A comida era farta e o prior confessou que a comida era assim tão boa porque a terra sagrada era trabalhada. No fim do jantar, o Prior perguntou a Dom se ele sabia o que era união e sem deixar que ele respondesse sim ou não começou logo o sermão:
“...União é a participação contributiva de todos os elos. Os Franciscanos estão unidos porque renunciam às riquezas. Um colar completo é união, mas se alguma banda se solta, o conjunto no pescoço torna-se vão. O exército marcha pra frente, mas se há um soldado contrário é confusão. Artistas que dançam somente dançam. Artistas que pintam somente pintam. Artistas que escrevem somente escrevem. Mas homens que criam incitam a união. Qualquer desacordo é desunião...”

PANÇA: - Então Dom, como foi essa experiência?

DKH: - Havia 30 monges. No primeiro dia o Prior me disse sobre união. E a cada dia seguinte um monge me acompanhava com conselhos e sermões. Cada monge me dizia algo diferente sobre minhas funções. Parecia que todos eles sabiam quem eu era. No último dia, o Prior me disse para unir tudo, enfim, fazer a união.

DORA TÉ: - No primeiro dia eu te encontrei no silêncio. Mas recorri a três potes de uvas pisadas. Você bebia vinho num copo de madeira e eu sentia o efeito de uma marcha avante com você a frente a segurar um colar completo que envolveu meu coração.

Nenhum comentário:

PALAVRAS DO BRASIL

Uai, e Cataguases? Cataguases é terra de gente boa, também. Escrito sem medo ou números classificatórios, exceto títulos de percursos presen...