domingo, 12 de novembro de 2017

AH, TÁ

*
Astros são corpos celestes quase todos intocáveis. Os do espaço, observados desde muito longe são desejados para pousos, mas não têm qualquer pena dos que os observam, 100 anos antes das possibilidades de atracar neles. Na Terra, geralmente chamam "astros" às pessoas mais visíveis, famosas, de status, de todas as classes artísticas, ofícios e ações, sejam locais, regionais, nacionais ou internacionais. Aqui na minha cidade, existem alguns destes, escritores, intérpretes, músicos, mestres, esportistas, empresários, etc. Alguns deles eu vejo de longe. Outros eu até toco de perto. Mas são "astros". Muitas vezes não correspondem, desviam, sentindo-se intocáveis, "astros", se gabam e sequer manifestam ou reagem às suas ações. Vale lembrar que nem todos os astros possuem luz própria, isso vale para os humanos. Seguramente posso dizer que faço as mesmas coisas que os astros, mas eu sou apenas um grão compacto. Tocam-me o pedreiro, a empregada, o pedinte, a criança, mas quase nunca os astros. Por isso eu juro - sem intenções de firmar uma doutrina nova - que tal como em Roma diante da estátua de Dante toquei e agradeci àquele estático astro a conta de suas obras que me iluminaram a ser um grão de areia tocável, assim farei com Pessoa, a mesma coisa, em Lisboa.
*

Nenhum comentário:

MANIFESTO LIBERTÁRIO VERDE

Todo manifesto vindo agora não é súbito. É um vagão que compõe a locomotiva do ser. Nem ocorre em estado de boêmia descontrolada, não se enc...