sábado, 21 de abril de 2018

O MOLDE DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL AO PLANO DIRETOR

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“Estamos em 2018
Ainda estamos na gênese da coleta seletiva da Cidade
Mesmo que nas metrópoles do Brasil se compare 
As evoluções de comportamento do Velho Mundo
No Mundo as tantas coisas fortes existem no Brasil”
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RETRATO:
Elaboração e uso de um cronograma periódico de atividades teóricas e práticas sobre o tema “Coleta Seletiva” com intuito de testar a totalidade do território (Local/Regional) sempre extensivo à toda sociedade (total). 
Um “Projeto Piloto” que serve para obter respostas positivas ou negativas da iniciativa e com isso possa ser replicado para o restante da sociedade ou repelido.
AÇÕES: 
Olhar o mapa e associar a princípio (1) ou dois (2) bairros onde atuam as Associações de Coleta de Materiais já existentes e atuantes.
Aplicar aulas e comunicados periódicos junto às bases de formação no local (Educação ambiental nas escolas). Sejam aulas práticas inclusive. Uma disciplina de educação ambiental em curso, proporciona a continuidade dos relacionamentos mestre-aprendiz sobre os hábitos, repetições e consequências: “Saber cuidar e não poluir o meio ambiente”. É preciso ensinar. Que os mestres e os aprendizados sejam estimulantes como algo que modifica, corrige e potencializa realmente a necessidade da massa a favor da harmonia e o equilíbrio natural. 
Contato social direto “porta a porta” (Campanha real) juntamente com as Associações seletivas e também orgânicas para orientações básicas aos domiciliares e entrega de utensílios como caixas montáveis que auxiliam a prática da separação. Parcerias Estado/Privado in locus e Mundi (Fig. Caixa. Papelão Ex. JF). 
Ensinar no dia a dia indivíduos e coletivos a descartarem tipos diferentes de lixos (materiais), até poluentes orgânicos líquidos (óleos), hábito tão simples, mas falho, para o destino adequado, isto é simplesmente básico e objetivo. (Nota: Exemplo da praça sem contentores onde passam estudantes juvenis. Como pode a praça não possuir contentores e os estudantes serem notáveis poluidores quando deveria haver pontos de descarte (planejamento) e serem os jovens protetores do meio ambiente (educação)? 
Para isso é preciso haver a disposição de contentores bem elaborados para acúmulos de materiais específicos, sejam contentores medianos ou ECOPONTOS dentro e fora das casas. (Fig. Ex. Port.)
Comunicação nas concentrações religiosas de bom senso. Convenhamos que a mensagem de amor à terra equivale ao amor ao próximo. Que pregar a paz não impede que se lute para mantê-la. 
A comunicação social diversa é muito importante pois tem a capacidade de replicar e amplificar uma novidade benéfica qualquer em redes sonoras, visuais e virtuais modernas. Em contraste às realidades artísticas somente corpóreas e materiais, quase sempre inúteis e degradantes. 
- Escola e dia a dia: Inserir o método de separação em casa para posterior descarte em ECOPONTOS* posicionados em setores do bairro somado ao método antigo de recolha existente. 
- Compor o plano urbanístico organizado para conduzir uma tendência em prol do equilíbrio ambiental. O desadequado destino do “lixo” na atualidade provoca problemas diretos contudo o adequado destino do lixo reflete em benefícios. 
BENEFÍCIOS AMPLOS:
Ecológicos: Desaceleração de extração de qualquer matéria prima conservando originais os terrenos silvestres tal como os de cultivo e produções (a atmosfera agradece).
(...) Em construção
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