terça-feira, 8 de março de 2022

O MAMÃO

*
Sabemos da importância da continuidade de projetos cotidianos relacionados com as questões dos resíduos sólidos. E também sabemos que isso não ocorre. Tanto é que se planeja. Em Cataguases a carência de lixeiras adequadas, tanto no centro como nos bairros, é uma evidência incontestável. A exemplo de pequenos projetos passados – não somente do último governo, mas de todos os governos anteriores – vejo ou sei, que há três ações teoricamente “mais fáceis” de executar para o bem dos Planos de Gerenciamento de Resíduos Sólidos, como: 
1) Definição, instalação e manutenção de lixeiras adequadas em praças, ruas e avenidas. 
2) Educação Ambiental dedicada e constante a todos os estudantes sobre o tema resíduos sólidos. 
3) Apoio e acompanhamento às Associações de Reciclagem públicas, bem como a definição de grandes Ecopontos funcionais (Ex. Projeto: “Gente Boa Recicla” em 2020 que virou “Lixo é Luxo” em 2021. 
Além de outras vertentes que envolvem o PGRS – talvez mais complexas – tais quais de logísticas, maquinários e gestão do Aterro Sanitário, e outras vertentes, acredito que essas 3 frentes de ações continuadas são necessárias ocorrerem assiduamente, com ênfase todos anos, com sintonia  temporal e de pessoal qualificado em todos os governos que entrem ou saem da Administração Pública, justamente para haver depois de uma ou duas décadas, respostas de melhores situações (visual, cultural e estatisticamente) a respeito os rejeitos, recicláveis e dos agentes ambientais, que lidam direta ou indiretamente com o assunto.
*

Nenhum comentário:

HISTÓRIA PARA IARA: NOSTRADAMUS

Figura iluminada, sábia, por conta da bagagem, de grande parte da história do universo d'ontem, ao que se passa hoje e amanhã talvez. Fa...