segunda-feira, 23 de outubro de 2023

ERA ASSIM

No início, essa terra brasilis era habitada por tribos indígenas. Era mata atlântica (sem esse nome, mas a mata era linda e completa). 
Chegado as naves marítimas, as 
naus, povoaram com o mix da Europa e controlaram o litoral e as ilhas do oceano atlântico sul. Eram os portugueses. Eles são cientistas, porque seu guia tem uma sol na coroa que ilumina. Adentram então, e acham metais e minerais preciosos. De 1500 há 1700 o Brasil foi explorado em polos específicos. A começar pela flora e relevo do litoral do Brasil, até os núcleos como as Minas Gerais. De 1700 a 1900, com o declínio do ouro, as migrações dos polos iniciais ocorreram para novas áreas do mapa, inclusive adentrando matas imperiais intocáveis, até então. Isso fez com que o rei nomeasse indívíduos desbravadores e brasões (famílias). No meu ver, eram todos desbravadores, pioneiros, identificados por biotipos e condutas, sendo aventureiros (os que vão na frente, enfrentando as virgens matas e suas feras), os bandeirantes com sua caravanas de gritos de comandos, espadas, armaduras e pólvoras), os jesuítas, homens castos humanos com crucifixo sobre as outras vidas humanas, os índios. E os senhores e suas famílias com mão de obra escrava. Então, estas imagens mostram uma parte de um território novíssimo do mapa nosso, mas cheio de marcas invisíveis. Ao voltarmos 200 anos, era tudo mata brusca, havia índios, feras e o ousado progresso europeu já estava rondando estas paisagens, vindos de longe pelo mar... Nada de lunático até aqui, hum? Tudo terráqueo, ainda que marítimo. O fato é que o cenário este agora é noviço e similar ao antigo. É o ciclo! Com alguma mão humana é bem maduro este dito, pois estamos bem aqui no Novo Mundo participando de suas transformações. "Então! Quem é o rei? Você quer ser o rei? O rei tem um peso que determina os passos do futuro! Quem é o rei? Você quer ser o rei?"
*
O rei no período das navegações foi Dom Manuel I (O Aventuroso)
O rei do período do ouro no Brasil foi Dom João V (O Magnânimo) 
O último rei foi Dom Pedro II (O Pacificador)

Nenhum comentário:

HISTÓRIA PARA IARA: NOSTRADAMUS

Figura iluminada, sábia, por conta da bagagem, de grande parte da história do universo d'ontem, ao que se passa hoje e amanhã talvez. Fa...