segunda-feira, 5 de janeiro de 2015

*** TEXTO CRIADO EM 2008 (CINEMA NOVO NO VELHO MUNDO)

– Introdução à intenção de exposição nunca adotada por qualquer CIA a não ser só por mim

Em fevereiro 2005 eu retornava ao arquipélago dos Açores e na ilha de São Miguel permaneceria até abril de 2008. Neste tempo integrei à equipe de pesquisadores da Universidade dos Açores num projeto limnológico de mitigação dos impactos biológicos ocorridos nas 3 maiores lagoas que na verdade eram as bocas dos vulcões (Sete Cidades, Fogo e Furnas) cheias de água. Consegui uma câmera emprestada com o departamento e fiquei logo incumbido de registrar a pesquisa. Entretanto filmei mais que biologia, pois queria registrar todo aquele espaço em que vivia. Afinal estava no meio do Oceano Atlântico Norte português, longe de casa e cercado por mar, céu, fogo e uma terra verde. Este é um “filme” completamente amador onde constam razoáveis tomadas e quadros arquitetônicos, paisagísticos e tem uma trilha sonora um tanto rara, (do meu gosto) por se tratar de música tradicional portuguesa antiga, centenária, diria eu. O fato de querer trazer à tona este vídeo e tentar apresenta-lo simplesmente em festivais como o CINEPORT é porque, eu, provindo de uma cidade berço da história do cinema brasileiro, sem rodeios, onde foram realizados os primeiros filmes de Humberto Mauro, pai do cinema brasileiro, poderia ser eu um filho escarrado também no enquadramento de movimentos? Tenho para mim uma máxima (frase) de outro cineasta brasileiro, Glauber Rocha, que também adotou a frase de outro cineasta, Paulo César Saraceni, ambos estudados quando descobrimos outras dezenas de artistas na escola e pela cidade de Cataguases. A frase de Saraceni era “Uma ideia na cabeça e uma câmera na mão” que para Glauber era “Uma câmera na mão e uma ideia na cabeça” e para mim é: “Uma câmera na mão mil ideias na cabeça”. Os 20 minutos de registro visual que se seguem são da Ilha de São Miguel, Açores, conhecida como Ilha Verde, com um clip final do trabalho científico que participei como estudante de biologia marinha. TPN ***


http://youtu.be/zmLtNrG4M-4

Nenhum comentário:

PALAVRAS DO BRASIL

Uai, e Cataguases? Cataguases é terra de gente boa, também. Escrito sem medo ou números classificatórios, exceto títulos de percursos presen...