sábado, 6 de janeiro de 2018

FOLIA DE REIS

*
Eu sou o Thiago Pinheiro Nunes, tenho 34 anos, sou natural de Cataguases-MG, Brasil, mas consta um histórico estudantil e de vida relativamente ativo em Portugal. Sou graduado em Biologia Marinha na U. dos Açores (2009) e Mestre em Ecologia, Ambiente e TERRITÓRIO formado na FCUP (2012). Atualmente estou cursando o 1º Ciclo de Arqueologia na FCSH / UNL. Durante o ano de 2017 estive no Brasil a exercer um cargo de Coordenador de Equipe e Projetos na Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente de Cataguases e talvez esse seja o ponto forte da minha candidatura. Por favor, não me excluam para já pois quero convencer-vos com muito afinco e capacidade que estou apto à esta bolsa de investigação. Possuo um currículo vasto de experiências práticas obtidas no Brasil e em Portugal, não somente científicas ou ambientais, mas também no âmbito das humanidades com comunicação social, educação ambiental e voluntariados diversos. Visto que o concurso em questão indica um perfil com atribuições a exercer com exímia qualidade, apresento uma bagagem de integrações em diversas equipes de investigação e uma habilidade humildemente forte sobre as escritas, com uma gama enorme de textos quem sabe um dia publicados ainda em vida. Tanto é que a minha paixão pela lusofonia e não nego o raro Sebastianismo dentro de mim, fez-me naturalmente procurar ingressar novamente na Universidade e cumprir o primeiro degrau do Ensino Superior, visando inclusive a conquista dessa oportunidade e mais, acreditem, que inicio desde já teses envolvendo a Arqueologia Subaquática do Império português – falado com o Professor Doutor J.B. recentemente – arrisco a dizer, quiçá no esperado Quinto Império. Pois, a verdade é que eu necessito de um integração oficial trabalhista e esta bolsa de investigação me colocará participativo sob a tutela do Professor Doutor P.A.O., onde poderei aplicar meus conhecimentos e obter mais sabedorias, para o meu sustento e o prazer de viver a trabalhar para contribuir com a Ciência e agora com a História que já me compõe com muito orgulho. Quero que sintam que eu já sinto o curso. Além do mais sou pai de uma menina com 8 anos, maravilhosa, chamada Iara, vivente com a mãe na Dinamarca, e tal saudade me faz vencer o medo de cruzar o Atlântico mil vezes se necessário. E não poderia ocultar nessa carta de motivação corajosa, que sou peregrino de Santiago de Compostela, tendo percorrido a rota portuguesa por 6 vezes desde Braga e Porto, até àquela Terra Santa e Finisterra. Pode ser que na sétima eu fique por lá. Sinceramente, não tenho mestrado na área das Ciências Humanas, ainda, por estar a cursar uma licenciatura de Arqueologia. Mas tenho um mestrado que diz com muita força essa tríplice, Ecologia, Ambiente e TERRITÓRIO (tendo eu muito zelo por essa terra), além de possuir um currículo interessante (a ver, com todos os comprovativos, se consigo uma média). É verdade que fui encorajado pela Diretora Professora Doutora C.T., a procurar oportunidades como esta, e agora tento nesta carta talvez um tanto poética, mas genuína, conquistá-los, se assim queriam saber da minha real motivação. Como sempre, ficarei cheio de esperança, cada dia mais, tanto por manifestos emocionantes do Rei Dom Sebastião (lembrem que sou um fiel), como para conseguir provar que eu vos sirvo e muito bem. Saudações, Thiago Pinheiro Nunes. LISBOA, 06 DE JANEIRO DE 2018.
*

Nenhum comentário:

PALAVRAS DO BRASIL

Uai, e Cataguases? Cataguases é terra de gente boa, também. Escrito sem medo ou números classificatórios, exceto títulos de percursos presen...