quinta-feira, 9 de agosto de 2018

RÁPIDO MANUAL HISTÓRICO DA ESTAÇÃO ECOLÓGICA ÁGUA LIMPA

* * *
Descoberta e Fundação da Cidade de Cataguases
Bandeirante e Expedicionário Guido Marlièri, 1877 emancipação.
Fazenda Francisco de Souza
Produção de Café na “Fazenda Francisco de Souza” até o início do século XX (1900). Posses da família de Manuel Jacinto Carreiro.
Desapropriação
Em 12 de Setembro de 1916 a Câmara Municipal de Cataguases /desapropriou\” a Fazenda.
Terrenos cedidos pela Câmara Municipal em 1924 ao Estado de MG
Dr. Olegário Maciel, “vice-presidente” / Vice Governador do Estado em exercício, criou o Horto Florestal neste município 19/10/1924 e nomeou como DIRETOR o Dr. Pedro L. van toll Filho (“entusiasta das coisas que se relacionam com a agricultura e uma maravilhosa figura de organizador”). Apicultor.
No Horto Florestal
“Nelle os nossos fazendeiros verificarão as enormes vantagens do reflorestamento, alí encontrarão os interessados campo próprio para estudo da cultura racional do café. Mas não é só isso; a floricultura, apicultura e tantos outros pequenos ramos da agricultura, serão objecto de cuidado do director do Horto, que assim incentivará entre nós, o gosto e o enthusiasmo pela nobre profissão de agricultor que saberá retirar da terra o máximo proveito”. Fonte:Jornal.ppt.eeal
Encontros e reuniões estratégicas (1927)
Botânico Dr. Henrique de Mello Barreto a frente do impulsionamento dos fazendeiros da região estimulando o plantio de árvores, com intuito de mesclar os tipos de produção agrícola e os princípios do conservacionismo e da ciência.
Década de 50 e 60
Paisagismo e Cinema. Visitas, experiências e filmagens realizadas por Burle Marx e Humberto Mauro (Brasa Dormida). Mecenato, modernismo, artes no geral.
Instituto Estadual de Florestas (IEF) é criado em 1962
As florestas públicas passam ao domínio deste Instituto Estadual e como a população faz grande uso da área (passear ou ficar durante algum tempo neste local) o IEF entende que o Horto comece a se chamar Parque Florestal com participada administração da Prefeitura Municipal num contrato de Comodato.
Grande fluxo de pessoas nos anos 1980 e 1990
Em 1983 o Prefeito de Cataguases Milton Carvalheira Peixoto denomina através de um decreto a área como “Reserva Biológica Antônio Barreto”. Agora o Horto além de Parque Florestal é denominado Reserva Biológica, porém naquela época com grande fluxo de pessoas, restaurante central, lanchonete, área de churrasco e práticas afro-indígenas religiosas.
Enfim Estação Ecológica
Em 27 de Setembro de 1994 o Governador do Estado Hélio Garcia, decreta a área como Estação Ecológica Água Limpa – EEAL, que ficaria sob administração Municipal juntamente com destacados funcionários do IEF.
SNUC (Sistema Nacional de Unidades de Conservação) LEI Nº 9.985
Em 2000 o SNUC é criado e serve para auxiliar o manejo de todas as Áreas Naturais Protegidas ou Unidades de Conservação do Brasil (Municipal, Estadual e Federal) de acordo com as características mais intrínsecas das mesmas. No caso da Estação Ecológica Água Limpa (Horto Florestal) a área tem uma mancha vegetal mesclada de mata nativa atlântica e consequente colocação induzida de espécies florísticas exóticas no decorrer do tempo. Acima de tudo, a área abriga animais em risco de extinção (Papagaio do Peito Roxo) entre outros, o que remete a um extremo cuidado, e palco para pesquisas científicas. A categoria Estação Ecológica prevê também a Educação Ambiental em todos os sentidos, principalmente induzindo estudantes e utentes diários aos hábitos de boa educação no meio urbano e silvestre.
ATUALIDADE: A Estação E. AL está sendo manejada!
Com a saída do último Gerente do IEF, Biólogo Felipe Parizi, que realizou excelentes campanhas de Educação Ambiental, escolares e acadêmicas em parceria com ONGs e Empresas; e o manejo geral, atualmente em 2018 atua uma equipe qualificada com membros do IEF, MGS e Prefeitura de Cataguases com metas e ações de criação de (i) Plano de Manejo; (ii) intensificação de pesquisas científicas, (iii) intervenções na flora exótica abundante, (iv) viveiro de mudas de espécies de flora nativas da mata atlântica, (v*imago) (criadouro de peixes/gostaria de dizer até abelhas para o mel), (vi) arte nata (potencial artístico da cidade), (vii) Programa de Educação Ambiental e (viii) recuperação de estruturas físicas condenadas pelos anéis de árvores gigantes (proposta de criação de um Grande Solar protegido o que remete ao manejo de árvores próximas ao Casarão que compõe a Sede.
*
RÁPIDO HISTÓRICO ASSOCIATIVO NATURAL, CULTURAL E ECONÔMICO DA CIDADE AO PAÍS * TRIPARTIDO
Ano 0 ---- Ano 50 (1877 a 1927)
• Original Mata Atlântica Nativa (Original)*glo/D
- Alta biodiversidade de flora e fauna
- Indígenas na região
- Animais selvagens (arte retratada em quadros). Resquício raro atual
• Posses da Fundação da Cidade
- Derrubada de grandes árvores / madeira de lei (1º produto) *mad/R
- Venda para os polos e grandes centros (escoamento/ferrovia)
- Produtos nobres de mobiliário para o exterior (Brasil/Portugal/Europa)
• Primeira Geração
- Produção de café/grãos (2º produto) *caf/R
- Escravatura (miscigenação)
- Produtos alimentícios escoados em redes ferroviárias (início do “progresso”)
- Crescimento da aristocracia no Brasil
Ano 50 ---- Ano 100 (1927 a 1977)
• Segunda Geração (A área já está caracterizada como Protegida)
- Gado, pastoreio e cana de açúcar (3º produto) *leicardam/R
- Expansão das fazendas e vias campestres (boiadas)
- Vilas e distritos, cavalaria, cavalheirismo
- Aumento populacional (procriações/miscigenação)
• Terceira Geração
- Extrativismo vegetal (4º produto) *pro/R
- Máquinas, fábricas, construções, novas vias, produtos
- Aumento do impacto ambiental atmosférico
• Quarta Geração
- Extrativismo mineral + energias | elétrica *piluz/R
- Potencialização de produções diversas, conforto, consumismo
- Aumento do impacto ambiental, principalmente aquático | hídrico
Ano 100 ---- Ano 141 (1977 a 2018 e seguintes)
• Quinta Geração (SNUC) *reg/R
- Conservacionismo
- Preservacionismo
- Educação Ambiental
- Tentativa de equilíbrio
- Ciência e Política
*mist/D
*
LEGENDA
*
Globo de Deus
Madeira do Rei
Café do Rei
Leite, carne, Damas do Rei
Produções do Rei
Piso e luz do Rei
Regência do Rei
Mistério de Deus
*

Nenhum comentário:

HISTÓRIA PARA IARA: NOSTRADAMUS

Figura iluminada, sábia, por conta da bagagem, de grande parte da história do universo d'ontem, ao que se passa hoje e amanhã talvez. Fa...