segunda-feira, 17 de setembro de 2018

O LEÃO COM CABEÇA DE ÁGUIA (Poesia Beatnik, para Fux e Cia.)

*

"Acredito estar interagindo com a minha família e ela seja capaz de entender bem as coisas. Não é a primeira vez que o meu brother chega perto de mim alterado de álcool para falar numa posição ofensiva como se eu fosse um inimigo, aliás, outros assim o fazem comigo, não todos. Já expressei também com franqueza outras passagens aos leitores. Não tenham dúvidas! Eu sou irmão de vocês e sou bom. E apelarei ao máximo, à verdade absoluta, dos tempos idos até os tempos da atualidade com extrema segurança de expressão. Porém, não irei aturar ninguém tratar-me com desrespeito ou malícia uma vez que os trato com extrema importância em todos os sentidos, até os males são importantes sabê-los para evitá-los. Referente à indignação de um atacante a mim no episódio da central do berço verde, eu virei as costas porque reagi em fuga, às pressas, chateado e puto por causa de serem maliciosos, para não dizer de uma indelicadeza feia e pouco inteligente. Serem avisados do tempo e ainda assim esforçarem para burlár-lo e saírem como se não pudessem esperar 10 minutos apenas, ou 5 goladas, suficientes para eu acertar a minha parte em tributo por estar presente, chamado no banho pelo mais velho de todos, findar o consumo à metade, interagir com o próprio bode, o anti dos antis a ver seu arqui perder na avenida para Portugal e concluir o convívio. Agitaram ir embora por ter que dormir cedo para uma caminhada religiosa dita sacrifício ou mortificação do corpo... Acreditada por muitos ser peregrinação. Algo muito mais constante e disciplinar. E fazem um comportamento anti familiar na rua? Em casa? Nas horas mais santas fazem isso! Há uma música de reggae cantada na natureza, que diz: "Hipócritas!". Eu fumo e o que fumo não me altera negativamente a ponto de mentir ou agir assim. Graças a Deus! Em falar em convívio, muitas vezes evitado, por qual motivo talvez as pessoas, possam não me suportar? Eu atrapalho vocês? Ao tirar fotos eu vos faço algum mal? Vocês acham que tudo que escrevo do Mundo é sobre vocês? Os aliens reclamarão? Vocês acham que aparecem mais aspectos positivos ou mais negativos nas minhas histórias? O nosso irmão de cidade está um tanto excitado. Perturbado. No dia da facada no Bolsonaro, plena véspera de feriado, início de final de semana prolongado o álcool rola geral. E quando sobe à cabeça o descontrole pode ser a autodestruição. A interatividade daquele momento foi de uma agressividade tamanha (frente às crianças aliás) que o nosso irmão chamou de bobo às costas de outro irmão, deboches, facadas invisíveis. Caim e Abel e o narrador. Algo assim tão explícito chamado atenção até da nossa mãe. Os princípios básicos, a moral, a conduta como ser homem e com um posto remunerado na sociedade, a mesquinhez do próximo, o sem graça à distância. Vocês estão me vendo? Vocês estão me entendendo? Ótimo, espero que sim. Então saibam que se vocês virarem-se contra mim, vocês serão naturalmente prejudicados. É inevitável dizer isso. Como se uma lei suprema ditasse as letras. Já convivo com um gênio oscilando em ódio e amor, uma loucura já avisada, sujando toalhas de barro, rasgando tecidos específicos, escondendo copos mexendo em pires, e nas gavetas, jogando água na eletricidade, e pedindo aos vizinhos para ver as filmagens da câmera quando viajam para ver quem entra dentro de casa (2018)... Mas fazer uma comida ótima para nós que moramos num grande hotel, nem que seja chegando de viagem ou chifrado a namorada, "sem casa", lavando e passando nossas roupas, cuidando como eu também tento cuidar dos nossos filhos. A minha tento distante. Inclusive, aqui nesse berço verde e forte tenho que conviver com manias de superioridade. O que de certo modo não é ruim, exceto quando exagerado. Vivo a fase da velhice: "Quando eu ajudo alguma coisa material, isso soa como um pretexto para fazerem mais e demonstrarem ser melhores". O que o mínimo e possível esforço meu acarreta isso. Então tenho que aproveitar para trabalhar em várias frentes. Enfim, viver num berço verde e forte é assim, um treino. Vocês já viram as maravilhas que o velho faz com as mãos nas máquinas? Sabem quantos remédios ele toma ou esquece de tomar, ou cai debaixo do armário? Sabem se conseguem dar descarga, limpar mijos e bostas de cachorro? Quem vocês pensam que eu sou? Alguém que está de braços cruzados? Vocês se incomodam por eu comer? Dormir? Tomar banho? Comprar? Dar o que eu quiser? Acordem! Há muito vocês juntam dinheiro, bens, devem ter ciclos de amizade ou nem têm devido tanto egocentrismo. Por isso abram as suas cabeças! Não sejam ignorantes e vazios por dentro, cheios de ilusões e fraquezas a ponto de comportarem-se com desonras simples, possíveis de bons homens agirem contra mim. O Mundo é um "globo" (hehe o cabo Daciolo acha que é plano) mas o Mundo poético é um tablado, saca? E isso não é viagem da Dilma, #pelamordedeus. Vivamos da melhor forma possível. Do mesmo lado. Eu não me calo fácil. T."

*

Nenhum comentário:

HISTÓRIA PARA IARA: NOSTRADAMUS

Figura iluminada, sábia, por conta da bagagem, de grande parte da história do universo d'ontem, ao que se passa hoje e amanhã talvez. Fa...