segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Comédia Ibero Líbero Proeza

Versão de: “Santo Pança e D. Kisshot”

D. Kisshot: - … Entendo perfeitamente todas as linhas do território. Os relevos, as depressões, as bacias, o litoral em (L), tudo, de qualquer lado do retângulo a qualquer ponta da rosa-dos-ventos. Tenho uma relação com a matemática, mas é tão básica que consigo olhar para o mapa e jogar xadrez com formigas contra escorpiões. Se me preocupa a queda do cavalo? Marinho? Não tem impacto. Quadrúpede? Estudei meu real Leal Conselheiro … “Tal geito como aquel que screvy d’ andar dereito na besta me parece que devemos teer em os mais de nossos feitos pera seermos no mundo boos cavalgadores e nos teermos forte de nom cayr per as mallicias com que muitos derribam, que se nos veherem algũas cousas contrairas de feito e dicto, cuydado ou nembrança, em guysa que syntamos que nos queiram derribar em sanha, mal-querença, tristeza, fraqueza de coraçom, menos-preço de nos  ou desagradecimento a deos e aos homeens, ou nos trouxesse a myngua de ffe ou a desesperaçom pera bem começar, continuar e acabar as cousas que podemos e devemos fazer, ou em algũa priguiça que vem de fraqueza e deleixamento da voontade, logo sperando toda pryncipal ajuda de nosso senhor deos, devemos endereitar com esforço e boo consselho nosso e doutros, que por grande saber, longas e boas speriencias bem saibham, queiram e possam em taaes feitos obrar e consselhar”
S. Pança: - Não andas a pensar em voz alta. Andas a gritar peças de teatro. Andas a gozar o turbilhão que existe em sua cabeça. Mas é certo, antes de morreres sustentarás muito bem o peso consequente que lhe caberá com a estrondosa trilha sonora de um trovão.


Nenhum comentário:

HISTÓRIA PARA IARA: NOSTRADAMUS

Figura iluminada, sábia, por conta da bagagem, de grande parte da história do universo d'ontem, ao que se passa hoje e amanhã talvez. Fa...