segunda-feira, 31 de agosto de 2020

HEY, DOM, CONTINUE!

*
...Dom Kiss Hot subiu as escadas da Torre correndo para falar com o seu mestre, o Velho da Torre. Falou tudo que se passava, os seus esforços, as suas decepções, os seus sonhos de um mundo melhor. O Velho da Torre escutou e respondeu-lhe assim:
 - Eu vejo muitas coisas aqui de cima, Dom Kiss Hot. Você está lá na Máquina Pública há menos de uma década, apenas. Não bate ponto, mas trabalha aos sábados e domingos. Você não ganha ($) como um "peão", quiçá menos. Já fora até confrontado como que quem ganha mais, erroneamente, mas você cava, fura, instala, fala, projeta, limpa, planta... Você passou mais tempo fora estudando teorias e práticas com o próprio sangue e suor do que as viagens de balões na Capadócia e Transiberiano, feitas por muitos "zucas" e patrocinadas pelo "Ciência sem Fronteiras" do Brasil no exterior. Você já falou e ilustrou por horas que somam pós graduações EAD e presenciais, à frente de centenas de crianças e adolescentes da cidade e distritos, ensinando-os a separar o que é reaproveitável dos descartes, a amassar plásticos para caber mais nos contentores, a lavar embalagens para não gerar mal cheiro e atrair bichos, a conhecer a Mata Atlântica, os rios, os bichos, os males da humanidade. Você já apoiou Associações de Coletores de Materias Recicláveis, enquanto parlamentares bizarros tomavam cafezinhos com regalias, bordões e trapalhadas inúteis, até hoje. Você já substituiu latões rústicos e enferrujados por novos com adesivos que salientam aos horários de coleta de lixo às comunidades. Já deu milhares de "bom dia" e "boa tarde", enérgicos sob os vícios dos que solicitam orientações e os que reclamam. Então, chega aqui na janela. Olha aquela Praça ali. Veja o resto deixado por um cidadão sobre o banco e uma "lixeira" há 20 metros! Não lamente ou desista. Desça lá e continue a fazer o bem, mais e com melhores ações. Não é fácil convencer espectadores e vencer a ignorância.
*

Nenhum comentário:

HISTÓRIA PARA IARA: NOSTRADAMUS

Figura iluminada, sábia, por conta da bagagem, de grande parte da história do universo d'ontem, ao que se passa hoje e amanhã talvez. Fa...